COMPRE AQUI SEU SOFTWARE EM OFERTA. MAIS DE 1000 SOFTWARES COM OS PREÇOS MAIS BAIXOS DO MERCADO

Anorexia

A anorexia é uma doença que acomete mais mulheres com idade entre 12 e 20 anos

A anorexia é um distúrbio alimentar com causas familiares, sociais ou culturais. Acomete mais mulheres jovens, que se veem obesas quando na verdade estão magérrimas.

Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". anorexia é um transtorno alimentar caracterizado pelo medo que o paciente tem de ganhar peso. Esse medo pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa anoréxica se olha no espelho e se vê obesa, embora esteja extremamente magra.
A pessoa que apresenta anorexia pode também apresentar bulimia. Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento. Doença que atinge principalmente mulheres adolescentes e adultas jovens, a anorexia é um problema que possui riscos clínicos e que pode levar à morte por inanição, desequilíbrio dos componentes sanguíneos ou suicídio. O medo de engordar leva a pessoa a buscar várias estratégias para perder peso, como o uso de laxantes e diuréticos, jejuns, vômitos induzidos, dietas mirabolantes e exercícios físicos intensos. 
As pessoas que apresentam a anorexia raramente assumem que estão doentes, ficando a cargo dos familiares e amigos procurarem ajuda profissional. Alguns sinais que indicam anorexia são:

 - Doenças frequentes;                                            
 - Fadiga;
 - Sono excessivo.
 - Comer escondido;
 - Amenorreia (interrupção do ciclo menstrual);

 - Regressão de características femininas;
 - Obsessão pelo peso corporal;
 - Perda de peso em um curto espaço de tempo;
 - Depressão, ansiedade e irritabilidade;
 - Exercícios físicos intensos e em excesso;
 - Isolamento da família e amigos;
 -  Pele extremamente seca;
 - Amenorreia (interrupção do ciclo menstrual);
 - Recusa em participar de refeições junto à família;

Observados os sintomas da anorexia, a pessoa deverá ser analisada por um profissional competente, geralmente um psiquiatra. Depois de diagnosticada a doença, o tratamento deverá ser iniciado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, psiquiatra, clínico e nutricionista, em razão da complexa interação de problemas emocionais e fisiológicos que esse transtorno alimentar envolve. Em alguns casos, é necessária a hospitalização do paciente.
A falta de nutrientes no organismo em virtude da falta da alimentação pode levar a várias complicações médicas, como:


- Desnutrição;
- Desidratação;
- Osteoporose;
- Em alguns casos, infertilidade.
- Hipotensão;
- Anemia;
- Redução de massa muscular;
- Intolerância ao frio;

Até bem pouco tempo acreditava-se que a anorexia acontecia mais nas sociedades industrializadas. Na verdade houve falta de estudos nas sociedades em desenvolvimento. Os primeiros estudos nesse sentido começaram a ser feitos recentemente e constatou-se que a anorexia está presente também nas populações desfavorecidas e isoladas das propagandas do corpo magro. Até bem pouco tempo acreditava-se que a anorexia acontecia mais nas sociedades industrializadas. Na verdade houve falta de estudos nas sociedades em desenvolvimento. Observados os sintomas da anorexia, a pessoa deverá ser analisada por um profissional competente, geralmente um psiquiatra. Depois de diagnosticada a doença, o tratamento deverá ser iniciado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, psiquiatra, clínico e nutricionista, em razão da complexa interação de problemas emocionais e fisiológicos que esse transtorno alimentar envolve. Em alguns casos, é necessária a hospitalização do paciente. Na população geral a anorexia atinge aproximadamente 0,5%, mas suspeita-se que nos últimos anos o número de casos de anorexia venha aumentando. Ainda é cedo para se afirmar que isto se deva ao modelo de mulher magra como o mais atraente, divulgado pela mídia, esta hipótese está sendo extensivamente pesquisada. Para se confirmar se a incidência está crescendo são necessários anos de estudo e acompanhamento da incidência, o que significa um procedimento caro e demorado. Só depois de se confirmar que o índice de anorexia está aumentando é que se poderá pesquisar as possíveis causas envolvidas.
Tratamento
O tratamento da anorexia continua sendo difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso. Por enquanto as medicações têm sido paliativos. As mais recomendadas são os antidepressivos tricíclicos (possuem como efeito colateral o ganho de peso). Os antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina têm sido estudados mas devem ser usados com cuidado uma vez que podem contribuir com a redução do apetite. O tratamento da anorexia costuma ser demorado e difícil, devendo o paciente permanecer com a equipe multidisciplinar mesmo depois da melhora dos sintomas, para que haja prevenção de possíveis recaídas.

Fontes:
TODOS CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS AOS SITES ACIMA CITADOS E PARA COMPLETA PESQUISA ACESSE OS MESMOS, ESTE É APENAS RESUMO. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVROS DIGITAIS MUNDIAL

VIDEOS